A tecnologia a serviço do produtor

Avanços em conectividade, comunicação em tempo real, I.oT., Big Data, I.A., entre outras tecnologias, já são realidade no cotidiano dos produtores de granjas e de fazendas de qualquer porte, sejam elas de produção de animais, de plantas e ou de alimentos em geral.

A incorporação de tecnologias e métodos mais precisos nos processos produtivos rurais no Brasil são relativamente novas, iniciaram por volta de 2012, porém tiveram um crescimento acelerado nos últimos anos, sendo suas práticas e ferramentas adotadas ano a ano por mais produtores. Segundo apontam alguns estudos em nível nacional, a previsão é de que até o ano de 2050, todas – ou pelo menos, quase a totalidade – as propriedades rurais terão suas produções operando 100% conectadas com processos inteligentes e com análise e gestão em tempo real.

As atividades que primeiro adaptaram suas produções no setor, foram a avicultura e a suinocultura, seguidas pela pecuária. Isto porque, estas atividades contam com mais peculiaridades na sua produção, exigem mais cuidados e maior precisão nos sensoriamentos.

As “novas granjas” estão cada vez mais inteligentes e conectadas digitalmente, integrando de dispositivos móveis a equipamentos e periféricos. Elas transformam, simplificam, otimizam e propiciam mais qualidade de vida ao produtor, além de tornar a produção mais rentável, diminuir o impacto ambiental, proporcionar bem-estar aos animais e operar com mais precisão, maior eficácia e eficiência, aumentando os ganhos e os lucros na produção.

Os benefícios das granjas 4.0 não ficam centralizadas apenas na figura do produtor ou na cadeia produtiva, já que os consumidores também passam a ter inúmeros benefícios. Uma vez que, com as novas tecnologias e integração dos processos implantados, o consumidor passa a ser um agente da produção, pois pode verificar qual a procedência do produto, avaliar suas características, a logística e a distribuição. Com todos estes fatores, pode-se dizer que todo o processo passa a ser mais transparente e cíclico, ou seja, inicia no consumidor e após todo o processo, termina no próprio consumidor.

Certo é que, devido as novas ferramentas oferecidas, o produtor consegue antever e solucionar problemas, monitorar em tempo real sua produção, o desenvolvimento do seu lote, ajustar remotamente seus controladores e equipamentos quando necessário e fazer a análise e gestão da sua produção de onde estiver e a hora que quiser.

O sensoriamento, a rastreabilidade dos padrões climáticos, o inventário de suprimentos, a integração com os controladores de peso, alimentação, água, clima e ventilação, a gestão e o controle dos custos de insumos e da produção estão mais precisos e estáveis, auxiliando até mesmo no manejo diário e acarretando num melhor desempenho genético nos animais.

O investimento em um projeto bem concebido e estruturado, faz com que o aumento da produtividade seja uma constante neste novo cenário tecnológico. A partir daí, o produtor pode fazer uma gestão inteligente da sua propriedade, monitorar diariamente a evolução dos animais, acompanhar o rastreamento dos padrões climáticos e o inventário de suprimentos, evitando perdas e danos, que podem ser vistos a partir de alertas que gerados automaticamente quando existem variações dentro das granjas.

Em síntese, o investimento neste conjunto de tecnologias e novas ferramentas, mostra-se muito eficiente e eficaz em granjas de produção animal, pois a eficiência dos processos produtivos está diretamente ligada aos ganhos da propriedade, tanto econômicos, quanto sociais e até mesmo ambientais.

TECNOLOGIA EM:

Como funciona na prática:

Os controladores e sistemas inteligentes de sensoriamento e coleta de dados são ligados a um painel elétrico que tem como objetivo controlar todas as ferramentas e periféricos instalados no galpão.

Os controladores e sistemas tem como função fazer o controle, monitorar e coletar os dados e enviá-los para a nuvem.

Na nuvem, com os dados armazenados, e com a análise com curvas de referências ou dados estipulados, os mesmos são enviados aos dispositivos móveis do produtor.

O produtor, por sua vez, de posse de um dispositivo móvel, tendo acesso a internet, pode acessar sua conta e fazer a análise e gestão da sua granja.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato conosco através do fone: (46) 3225-6575 ou mande um e-mail, clicando no botão abaixo, teremos o maior prazer em atendê-lo.

Ou se preferir, navegue no nosso site e veja todas as Soluções InoBram.

© 2020 | InoBram Automações | Todos direitos reservados.